Texto de: Alexandre Paredes
Se Deus sabe tudo antes mesmo de pensarmos, e se Ele já sabe o que é melhor para nós antes mesmo de pedirmos em prece, por que orar?
O que é orar? É entrar em contato, sintonia com Deus. E Deus nos dá a liberdade para entrarmos em sintonia com ele ou não. Ele nos dá o livre arbítrio para fazermos segundo a nossa vontade e espera pacientemente que o busquemos e o amemos.
Ele não nos obriga a nada. Caso contrário, seríamos apenas robôs, peças passivas nas mãos do Criador, que faria tudo por nós antes mesmo que pensássemos ou desejássemos. Imagine um pai que ensinasse aos filhos a respeito de dúvidas para as quais eles nem tenham despertado, um professor que solucionasse problemas antes mesmo que o aluno os tenha enfrentado. Não haveria proveito.
Por este motivo, Jesus disse “pedi e obtereis”, “batei à porta e ela se vos abrirá”, “buscai e achareis”. Senão, receberíamos sem pedir, acharíamos sem buscar, chegaríamos ao cume sem o esforço íntimo de elevação. E esse esforço tem de ser de oração aliada à ação e de ação inspirada pela fé. A fé é o farol; a ação é o barco em movimento, e só conseguimos achar a rota certa no meio da escuridão e das tempestades da vida se mantivermos a fé acesa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário