segunda-feira, 20 de abril de 2020

Manual de um Ditador em 10 Passos


1) Banalize o ódio. Separe o povo entre o "nós" e os outros. O ódio é ótimo para fortalecer um sentimento de coesão de grupo; afinal os inimigos, o mal, são os outros. Fica mais fácil de visualizar e de combater.

2) Espalhe a ideia de que quem não pensa como você ou que o ameaça é inimigo do País.

3) Combata a imprensa livre, pois a única versão dos fatos que interessa é aquela que lhe convém.

4) Combata os demais poderes, ou os desacredite; afinal, eles são uma concorrência.

5) Crie uma legião de fanáticos, pois, diante da paixão cega, argumentos racionais são inúteis.

6) Use o patriotismo como pretexto pra tudo, até para destruir a democracia, até para usar de tortura, censura e violência; pois os "interesses da nação" são mais importantes.

7) Dissemine a ideia de que você é um Messias, um Salvador da Pátria. Isto fortalece a fé cega de seus seguidores.

8) Dissemine a mentira por meio de informações falsas, dúbias ou omissas, para reforçar somente aquelas informações que lhe sejam convenientes.

9) Use uma boa retórica. Diga que quem quer implantar a ditadura são os outros, os inimigos do País: você é uma vítima de uma conspiração (daqueles que são inimigos do País). Isto é ótimo para fortalecer a ideia de que a ditadura que você implantar vai ser para impedir a ditadura dos outros. Afinal, o bem somos "nós" e o mal são os "outros".

10) Não deixe que ninguém brilhe mais que você; afinal você é o Messias, você é o grande líder, e qualquer concorrência é inconveniente.

Artigo: Alexandre Paredes

Nenhum comentário:

Postar um comentário