sábado, 14 de maio de 2011

Aos pais

Texto de: Alexandre Paredes

Aos pais, sobre seus filhos:

1.    Mais importante do que o presente é sua presença.

2.   O que importa não é a quantidade de horas que você compartilha com eles, mas a qualidade delas.

3.   Você será seguido muito mais pelos seus exemplos do que pelas suas palavras.

4.   As palavras que você disser para ele num momento de insensatez irão marcá-lo muito mais do que algumas palmadas.

5.   Os estímulos positivos que você transmitir a eles valerão mais do que muitas atividades que você pagar para eles realizarem.

6.   Suas palavras serão lembradas muito mais pela carga emocional com que foram ditas, de raiva ou de carinho, de aprovação ou desaprovação, de desespero ou de confiança, do que pelo conteúdo delas.

7.   Quando ele disser “eu detesto você”, na verdade, ele quer dizer “eu preciso que você me ame mais” ou “eu preciso que você demonstre mais que me ama”.

8.   Não basta dizer que os ama, é preciso demonstrar seu amor por eles por meio de atitudes, educando-os.

9.   Quando dizemos “não” e ensinamos limites a eles, estamos demonstrando que os amamos, mais do que quando fechamos nossos olhos aos seus erros por fraqueza ou indiferença.

10. Quando ele fizer questão de contrariá-lo, pode ser que esteja querendo dizer: “olhe para mim, mostre que se importa comigo, diga-me até onde posso ir”.

11. Cercá-los de mimos e cuidados exagerados, a ponto de impedi-los de fazerem suas próprias escolhas ou de viverem suas próprias experiências, não compensará nossas faltas para com eles e os fará infelizes.

12. Impedi-los de crescer, por medo de que eles sofram ou que eles nos esqueçam, não permitindo que se afastem de nós, é egoísmo de nossa parte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário