terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Universo

Texto de: Alexandre Paredes


Nem tudo é como eu vejo
E o que eu vejo não é tudo
Mas um nada comparado a tudo o que existe
Ora, o nada não existe!
Pois, se existisse, faria parte
E deixaria de ser o nada
Para ser alguma coisa

Nada é coisa alguma
Tudo o que existe é alguma coisa
Até mesmo aquilo que eu creio não existir
Pois o que eu não creio ou que duvido existir
Faz parte de minhas crenças e, então,
Existe em alguma parte de mim
Se eu sou uma parte de tudo o que existe
O que é parte de mim existe em alguma parte do Universo

Tudo o que sinto e que percebo não é tudo
Mas apenas uma fração, uma parte
Uma parte do Universo, mas, também, um Universo à parte
Sem entender essa pequena parte que está dentro de mim
Não vou a parte alguma da parte que está fora de mim

Pois a parte que está dentro de mim é a parte que me cabe
E, se a parte que não me cabe, não cabe dentro de mim
Melhor eu entender primeiro tudo o que existe em mim
Para entender melhor tudo o que existe
Pois, se eu sou uma parte de tudo o que existe
Tudo que existe em mim também faz parte
E tudo que existe em tudo encontra-se, em parte, dentro de mim

Minha mente é minha lente
A janela pela qual vejo o Universo e o mundo ao meu redor
Tudo o que vejo, vejo segundo o que há em mim
Com a luz que me é própria ou com a escuridão que me cega
Meu coração me leva a qualquer parte
É o fio condutor que me liga ao Infinito
Me unindo à luz ou à escuridão que está em tudo
Conforme a luz ou a escuridão que está em mim

Meu corpo pode viajar pelos mundos, alcançar as estrelas
Mas não vou a lugar algum se meu coração
Estiver perdido ou enclausurado
Poderei estar preso dentro de mim mesmo ou
Perdido em meu Universo à parte

Estando perdido em mim
Nada me fará sentido e tudo me parecerá perdido
Melhor eu me encontrar primeiro
Para procurar sentido em tudo o que eu vejo

Meu pensamento é o que parte de mim
Mesmo não sendo eu mesmo
É parte de mim mesmo assim
Pois leva um pouco de mim ao espaço infinito
Um pouco de minhas qualidades, um pouco do que eu sou

Meu pensamento é minha criação
Mesmo aquele que não se concretizou
Que dizer então do Universo, que tem sentido e se concretizou?
Que é belo, que é infinito, que é perfeito
Se eu ainda não encontrei sentido no Universo, na sua perfeição
É porque ando perdido na minha imperfeição

O Universo é criação
É o pensamento dAquele que o criou
Mesmo não sendo Ele mesmo a sua própria criação
Sua criação é parte dEle mesmo assim
Porque tudo traz em si o pensamento do Criador
E se, em tudo, vejo o Criador
Vejo o Criador, também, dentro de mim

Tudo o que o homem criou, criou primeiro no seu pensamento
Desde a mais simples caneta ao mais alto edifício
Nasceram primeiro no pensamento de quem os criou
A grandeza das coisas não está no seu tamanho
Mas no pensamento, que revela o criador

O que é mais belo e fascinante no Universo
Não é o seu tamanho, mas sua grandeza
Grandeza que se encontra desde a simples partícula
À galáxia mais distante
Pois, nas pequenas e nas grandes coisas
Encontro a existência de leis
Leis complexas, leis perfeitas
Leis que ainda desconheço
Leis que tudo regulam, que tudo explicam
Leis que só não explicam a existência das próprias leis

Leis que promovem o equilíbrio e a continuidade das coisas
E são essas leis que denotam a existência de um Pensamento Único
Pois se não partissem de um Pensamento Único
Logo, tudo estaria em conflito
E tudo tenderia ao fim, e não ao Infinito

Mas e se por acaso
Tudo então fosse obra do acaso?
Ora, mas que absurdo!
O acaso está submetido a leis
Leis da probabilidade, leis da matemática
As leis revelam a existência de um pensamento
Portanto, é o acaso antes efeito do que causa
Mesmo que ele seja a causa de muitas coisas
Não poderá jamais ser a causa primeira de todas as coisas
E se, em tudo, encontro coisas
que fogem completamente às leis do acaso
É porque, em tudo, encontro inteligência e coerência
Pois, em tudo, e até mesmo na existência do acaso
Descubro que o acaso não existe


2 comentários: